Código da Matrix

 





Matrix ou Matriz, em português, é uma palavra derivada do latim "mater" (mãe) e refere-se a algo que dá origem, sustenta ou envolve outra coisa. Além do sentido cinematográfico, o termo é amplamente utilizado em diversas áreas com significados relacionados a uma estrutura fundamental, um molde ou um arranjo organizado. 

Na matemática, uma matriz é um arranjo retangular ou uma tabela de números, símbolos ou expressões, organizados em linhas e colunas e geralmente dispostos entre parênteses ou colchetes.
Em biologia, o termo refere-se a uma substância ou estrutura que envolve ou preenche um espaço, fornecendo suporte.
Na pecuária, a matriz é o animal reprodutor de raça pura.
Na geologia, a matriz refere-se ao material de granulação mais fina que envolve componentes maiores dentro de uma rocha.

A chuva digital, ou Código Matrix , é o efeito visual de código de computador caindo verticalmente, popularizado pelo filme Matrix de 1999. O código é uma forma de representar a atividade do ambiente de realidade simulada da Matrix na tela por meio de tipografia cinética . Todos os quatro filmes da franquia Matrix , assim como episódios do spin-off Animatrix , começam com o código. É uma marca registrada da franquia, semelhante à abertura com texto em movimento da franquia Star Wars .


No filme, o código que compõe a própria Matrix é frequentemente representado por caracteres verdes que fluem para baixo. Esse código usa uma tipografia personalizada criada por Simon Whiteley, que inclui imagens espelhadas de caracteres kana de meia largura e letras e numerais latinos ocidentais.
Nele, Neo é o único personagem capaz de ver o código que compõe os avatares enquanto está na Matrix, e, portanto, consegue ver sua verdadeira forma digital.


Curiosidade: Em uma entrevista de 2017, ele atribuiu o design à sua esposa, que é japonesa, e acrescentou: "Gosto de dizer a todos que o código de Matrix é feito de receitas de sushi japonesas "; isso foi desmentido por várias pessoas, incluindo alguns influenciadores japoneses conhecidos.

Composição e Significado

Símbolos: O código é composto por uma mistura de caracteres japoneses (especificamente katakana, alguns espelhados), letras latinas, números arábicos e, ocasionalmente, símbolos gráficos, como a cabeça de um touro.


Cor: O tom verde-fósforo remete aos antigos monitores monocromáticos de computador das décadas de 1970 e 1980, criando uma sensação de tecnologia antiga e artificialidade. O filtro verde em todas as cenas dentro da simulação serve para lembrar o espectador de que essa realidade não é natural. Em contraste quando está fora da matrix é usado um filtro azul.


O efeito de "chuva digital" foi uma inovação visual marcante. A ideia de caracteres caindo verticalmente foi inspirada em parte pelos créditos finais em coreano do filme Tron (1982) e pelo clássico anime cyberpunk Ghost in the Shell (1995), que também usava códigos caindo em sua abertura. 
O som característico do código caindo foi criado digitalizando sons de chuva contra vidros de janelas.


Relembre abaixo a chuva nostálgica:



Postagem Anterior Próxima Postagem