Conhece o Zettabyte? Mas e o Quettabyte?

 Quantos Gigas tem o seu celular? Quantos gigas de memória? capacidade de armazenamento?

Geralmente estamos acostumados a falar em Gigas (gigabytes) quando falamos de memória RAM (volátil, de trabalho) ou capacidade de armazenamento de nossos computadores e celulares.

Eventualmente alguém fala de terabyte: "meu HD tem 1 tera, 2 teras, 4 teras..."

Mas e você já ouviu falar em Zettabyte?

Antes de chegarmos lá vamos entender melhor o que são gigas e teras.

Na computatação (sistemas digitais) tudo é formado por zeros e ums. Cada digito zero ou um é um bit (pedaço).

Para formar um byte (mordida) são necessários 8 bits (pedaços).

O sistema internacional de unidades (SI) define um quilo (kilo / k) como 10³, então um quilobyte (kB) seriam 1.000 bytes, porém como na computação e sistemas binários é tudo na base 2 e não base 10, definiu-se que o quilobyte é na verdade 1024 bytes, ou 2^10 (dois elevado a décima potência).
Um megabyte seriam 1024 quilobytes ou 2^20 bytes.
Um gigabyte seriam 1024 megabytes ou 2^30 bytes.
Depois de acordo com a nomenclatura internacional vem o tera, o peta, o exa, zeta e por fim o iota.
Estas eram as medidas estabelecidas desde 1991, porém com o crescimento das informações, foram necessárias utilizar novas medidas, e agora o ronna e o quetta entraram também a partir de 2022.

Uma curiosidade, esses prefixos geralmente vem do grego. Yotta, Ronna e Quetta significam oito, nove e dez em grego, fazendo referencia a 1000^8, 1000^9 e 1000^10, respectivamente. Analogamente, peta e exa são cinco e seis em grego. Curiosamente Zetta é sete em latim, pois o prefixo grego não "pegou".

Outra curiosidade é que Tera significa monstro em grego. Giga é gigante. Mega é grande. E por fim, quilo é mil.

Então, quantos bytes cabem em cada um? Veja na tabela abaixo:

Então, um Zettabyte é igual a um sextilhão de bytes, ou ainda, um zettabyte é igual a um trilhão de gigabytes.
 Para colocar isso em perspectiva, considere que "se cada terabyte em um zettabyte fosse um quilômetro, seria equivalente a 1.300 viagens de ida e volta à lua (768.800 quilômetros)".
Desde o início da humanidade até o ano de 2003, cerca de cinco exabytes de informação foram criados, o que corresponde a 0,5% de um zettabyte. Em 2016 chegamos ao marco de 1 Zettabyte de dados.


Em 2013, essa quantidade de informação (5 exabytes) levou apenas dois dias para ser criada, e esse ritmo está crescendo continuamente.
Em 2020 já chegamos a 60 zettabytes de dados.
A estimativa é que em 2023 tenhamos 120 zettabytes.
E até 2033 iremos atingir o marco de 1 iottabyte.


E se a taxa de crescimento se manter levaria mais 30 anos para chegarmos ao ronnabyte, e somente quem vivesse até final do século veria o quettabyte.



Obs.: Há quem diga que o uso dos prefixos do sistema internacional da base 10 em sistemas binários (base 2) é incorreto e até criaram outros prefixos para este sistema. Mas a verdade é que ninguém liga e nem usa esses outros prefixos.

Veja mais sobre prefixos do sistema internacional em https://pt.wikipedia.org/wiki/Prefixos_do_Sistema_Internacional_de_Unidades





Comentários

Postagens mais visitadas