Dicas e Boas práticas com Git



Gerencio vários repositórios Git, com frequência preciso inspecionar as alterações feitas pelos desenvolvedores num período de 30 dias ou mais para fazer integração das novas funcionalidades desenvolvidas. Nestas situações é normal eu encontrar alterações em arquivos que não fazem sentido: alterações em partes do sistema não relacionada com a funcionalidade que chegam a quebrar algo que antes funcionava. Obs.: Não vou entrar no mérito de testes unitários ou outros testes automatizados que podem evitar isto.

Geralmente essas alterações não são intencionais e ocorrem com desenvolvedores novos ou com menos experiência com Git. 

Isso pode ser evitado (além de outros treinamentos e boas práticas) com alguns hábitos e boas práticas no dia a dia do desenvolvimento e trabalho com controle de versão. Os desenvolvedores devem observar os arquivos alterados e o código que está sendo enviado (alterado) em cada commit.

Para isso deve-se usar e abusar de alguns comandos Git:

  • guarda todos arquivos alterados:

$  git stash

  • guarda todos arquivos alterados incluindo não versionados:

$  git stash --include-untracked

  • recupera últimos arquivos guardados:

$  git stash pop

  • apaga últimos arquivos guardados:

$  git stash drop


  • verifica alterações nos arquivos (não adicionados ao index):

$ git diff


  • verifica alterações nos arquivos adicionados ao index:

$  git diff --cached


Dica de ouro: Sempre antes de enviar seu código (commit) use o git diff (conforme acima) ou revise o código que você vai enviar para o repositório com sua ferramenta favorita, de modo a evitar enviar lixos, comentários ou alterações não intencionais para o repositório remoto compartilhado. 

Mais algumas sugestões de Boas práticas:

  • Nunca usar git commit -a ou git commit --all a menos q vc tenha certeza absoluta do que está fazendo
  • Evitar usar --no-ff
  • Ao invés de usar `git pull`, use `git pull --rebase` (saiba mais aqui)


Há modos de editar o histórico de commits do seu Git local, mas só faça isso se você não tiver feito push ainda, o mais comum é o git commit --amend que permite alterar o último commit (o conteúdo dos arquivos ou a mensagem).


Ainda tem este site que permite visualizar e entender seus comandos git no fluxo de trabalho. É bom para quem é novo no Git entender o que acontece: https://git-school.github.io/visualizing-git/
Happy Coding!




2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem