PWAs no iOS 12.2: o bom, o mau e o feio


Um ano após o suporte inicial para Progressive Web Apps no iOS, a Apple liberou o iOS 12.2 para iPhone e iPads com o que parece ser o maior passo para frente no último ano, resolvendo os dois problemas mais chatos que se tem enfrentado ao lidar com PWAs: o efeito de recarregar e logins OAuth.

 Seguem de modo sucinto o suporte principal do iOS:

💾 os PWAs tem um novo ciclo de vida e na maioria das situações normais, o estado de seu aplicativo será salvo e restaurado entre sessões, mas não tem como matar um PWA e reiniciado do zero.

🔁 Um link para um site externo abre em um “navegador PWA In-App” no lugar do Safari e se o site externo referenciar para o escopo do PWA novamente, a navegação volta para o PWA. Agora pode-se autenticar usuários a partir de recursos externos dentro do PWA (como por exemplo OAuth).

🔙 Há gestos de navegação para voltar e avançar usando "arrastar das bordas" dentro de PWAs e no navegador In-App.

⚠️ ️️O novo Navegador In-App significa que não há jeito de chamar o Safari de um PWA.

🤝 O Web Share é suportado (sobre HTTPS apenas).

⚠️ Eventos de Sensores de Movimento são desabilitados por padrão e não existe API ainda para solicitar acesso a eles  .

🚨 Sites HTTP serão marcados como “Não Seguro” na barra de endereços.

⚠️ A API antiga getUserMedia foi removida dando lugar ao WebRTC, então se você estiver usando a camera no Safari você deve atualizar seu código.

😳 Os PWAs no modo standalone não são mais inspecionáveis com o Safari do PC (o processo do Web App não aparece como inspecionável).

👍 Atributos IntersectionObserver, Conic Gradients CSS, <datalist>, <input type="color" />, Abortable Fetchs e inputmode estão disponíveis agora

👎 Mesmos bugs e funções desativadas igual em versões anteriores: sem acesso a Camera dentro do  PWA, sem suporte completo ao Web App Manifest, sem API de instalação, ghost windows, e sem imagem padrão de abertura.

“Não seguro”: novo emblema quando você navega em sites HTTP

Comentários

Postagens mais visitadas