O futuro do PHP

 



Durante os 26 anos de história do PHP, a linguagem foi desenvolvida ativamente por um número enorme de pessoas, como Rasmus Lerdorf, Zeev Suraski, Andi Gutmans, Nikita Popov e muitos, muitos outros. Em 2021, o PHP entrou em uma nova era de evolução.

Nikita Popov, o último mantenedor da linguagem, que havia trabalhado nela nos últimos 10 anos, desde a versão do PHP 5.5, passando pelo PHP 7.4, 8.0 e 8.1, decidiu mudar o seu foco profissional para o LLVM, e desta forma irá contribuir muito menos ao PHP.

Assim, ao perder um de seus maiores contribuidores, a comunidade do PHP ficou chocada. Isso põe a linguagem que impulsiona 78% da Web em uma posição frágil. Com isso, uma longa discussão entre os contribuidores da linguagem e emprestas interessadas, surgiu a ideia de criar a PHP Foundation, uma fundação para manter o PHP, feita via  Open Collective: opencollective.com/phpfoundation.

A PHP Foundation é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é assegurar a vida longa e próspera da linguagem PHP. Inicialmente empresas como Automattic, Laravel, Acquia, Zend, Private Packagist, Symfony, Craft CMS, Tideways, PrestaShop e JetBrains irão financiar seus trabalhos. Porém como a Open Collective é um fornecedor de "fundação como serviço", qualquer pessoa ou empresa poderá participar de seu financiamento.

Eles esperam pagar salários de mercado aos desenvolvedores do núcleo do PHP, de modo que, quanto mais receberem, mais desenvolvedores poderão trabalhar em tempo integral no PHP.


Original: https://blog.jetbrains.com/phpstorm/2021/11/the-php-foundation/

Comentários

Postagens mais visitadas